Escolha uma Página
Sicredi Ação Ultramacho

Iupp Itaú

nOME PARA O NOVO PROGRAMA DE PONTOS DO BANCO ITAÚ

Desafio

Difícil mensurar o desafio de encarar um projeto de naming para uma das marcas mais valiosas do mundo, como o Itaú. A necessidade em questão era criar um novo nome para substituir o atual e já consagrado programa de pontos “Sempre Presente”.

Estratégia

A partir do briefing, a equipe de design deixou o escopo do projeto livre para que a gente pudesse sugerir a melhor metodologia e a dinâmica do trabalho. Como se tratava de uma mudança de nome, era importante ouvir diferentes pessoas a respeito das expectativas e das prioridades de cada área com esse projeto.
Feita a primeira parte do projeto, partimos para São Paulo, para conversar olho no olho com cada um. Foram 2 dias intensos de Workshop, no qual mais de 20 pessoas se reuniram, discutiram e estabeleceram os pilares de personalidade que esse novo nome deveria ter (confiança, acesso e felicidade) para só então, começarmos a criação propriamente dita.

Como a ideia era construir uma marca próxima e acessível, o nome não poderia ser longo ou difícil de ser pronunciado. Foi então que, entre as mais de 100 opções criadas e pré-pesquisadas, o nome IUPP se destacou e, de cara, já ganhou vida, como um sinal de comemoração, totalmente ligado ao programa de recompensas.

Falando de alguns aspectos técnicos do nome, podemos destacar que, além de começar com as letras iu, de Itaú-Unibanco, os dois “p”s, que fazem parte do nome são uma referência sutil a um programa de pontos. Mas, IUPP está longe de ser uma sigla. Ele foi criado para ser um parceiro na rotina das pessoas e tem cumprido esse papel desde então, já que, em poucos meses, se transformou em gíria, viralizou internamente pelas áreas do Banco e possibilitou desdobramentos para a identidade visual e verbal. 

As pessoas, literalmente, adotaram esse nome, incluíram IUPP no vocabulário do dia a dia e essa é uma das principais estratégias de um bom trabalho de naming: revelar o potencial de um nome em ser querido e memorizado. E IUPP continua indo longe: nem bem nasceu e já ganhou prêmio no Brasil Design Awards, uma das premiações mais importantes da área de Branding e Design, ficando com a prata na categoria de melhor projeto de nome. Um orgulho, do início ao fim. Iupp! ☺

Para construir e fortalecer a sua marca

Fale com a gente