Comajul

Desafio

A mudança de marca e linha de embalagens de uma empresa com cerca de 40 anos não é fácil, por isso a importância de iniciar um projeto desses ouvindo, coletando e entendendo qual a essência da marca em questão. Para nós, não era uma questão apenas de mantê-la, mas de torná-la mais tangível e fortalecida por meio do desenvolvimento da identidade, do novo posicionamento e da forma como essa novidade seria comunicada para os consumidores.

Na fase inicial, estudo do cenário e de casos trazem levantamentos que, junto com outros elementos de estudo, direcionam a estratégia e linha criativa.

Diagnóstico

Mesmo com um histórico importante e consolidado de confiança e credibilidade e até mesmo de aceitação do mercado – uma vez que os produtos Comajul tem ótima reputação junto ao público – havia uma grande oportunidade de posicionar a marca e toda a linha de embalagens em um território genuinamente ligado à produção cuidadosa no campo.

Solução

Mas como transmitir esses atributos, partindo de um produto que estava justamente se modernizando? Foi esse desafio, o de criar a nova embalagem de leite em garrafinha, que deu o tom de todo o projeto, emprestando o conceito a toda a linha desenvolvida posteriormente. E assim o xadrez, elemento presente na embalagem da manteiga que remete ao universo das típicas fazendas, foi justamente emprestar para toda a linha a história que aquele produto já carregava com ele. Além de trazer aconchego para o rótulo novo, o xadrez (como um elemento gráfico oficial da marca e comunicação) ajuda a organizar a linha de embalagens, tornando mais fácil a identificação pelas cores – algo que era, até então, deficiente nos produtos. Ilustrações com traços finos, representando o artesanal, foram agregados à identificação dos sabores nos rótulos e o campo, os produtores e a cooperativa valorizados diretamente nos textos das embalagens e nos argumentos de venda.

Como elemento principal da identidade visual, um dos primeiros elementos a ser trabalhado foi o logo, criando um padrão de aplicação para a Marca.

Essa era a identidade visual da linha de produtos antes do nosso projeto.

Depois do projeto implementado: temos uma identidade coesa, fortalecendo a presença da Marca no PDV.

Linha de Comunicação

Muitos pensariam: as embalagens estão prontas, agora é só colocar nas gôndolas que as vendas vão bombar. Com a nossa orientação, a Comajul não caiu nessa armadilha e entendeu que ainda era preciso cumprir mais uma etapa: contar a novidade para as pessoas. Do contrário, os consumidores podiam não reconhecer a Comajul na hora da compra, impactando negativamente nas vendas. E assim nasceu a simpática campanha “o saquinho virou garrafinha”, que evidencia o quanto a Comajul está presente na vida das pessoas de forma leve, saudável e prática.

Esse é só o primeiro passo para a construção de uma Marca forte. A gestão, comunicação e o acompanhamento diários são essenciais para que uma marca se torne referência em sua área.

Quer construir uma marca forte?

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