Comajul

Desafio

A mudança de marca e linha de embalagens de uma empresa com cerca de 40 anos não é fácil, por isso a importância de iniciar um projeto desses ouvindo, coletando e entendendo qual a essência da marca em questão a fim não só de mantê-la mas torna-la mais tangível e fortalecida por meio do desenvolvimento da identidade e do novo posicionamento.

Na fase inicial, estudo do cenário e de casos trazem levantamentos que, junto com outros elementos de estudo, direcionam a estratégia e linha criativa.

Diagnóstico

Mesmo com um histórico importante e consolidado de confiança e credibilidade e até mesmo de aceitação do mercado – uma vez que os produtos Comajul tem ótima reputação junto ao público – havia uma grande oportunidade de posicionar a marca e toda a linha de embalagens em um território genuinamente ligado à produção cuidadosa no campo.

Solução

Mas como transmitir esses atributos partindo de um produto que estava justamente se modernizando, substituindo a embalagem tradicional de saquinho de leite por uma garrafinha? Esse desafio deu o tom de toda o projeto e acabou por emprestar o conceito a toda a linha desenvolvida posteriormente. A ideia partiu da representação do xadrez de fundo da embalagem da manteiga Comajul, tão presente em toalhas de mesa típicas de fazendas, foi justamente emprestar para toda a linha a história que aquele produto já carregava com ele. Além de trazer aconchego para o rótulo novo, o xadrez como um elemento gráfico oficial da marca e comunicação, ajuda a organizar a linha de embalagens, tornando mais fácil a identificação pelas cores – algo que era, até então, deficiente nos produtos. Ilustrações com traços finos, representando o artesanal, foram agregados à identificação dos sabores nos rótulos e o campo, os produtores e a cooperativa valorizados diretamente nos textos das embalagens e nos argumentos de venda.

Como elemento principal da identidade visual, um dos primeiros elementos a ser trabalhado foi o logo, criando um padrão de aplicação para a Marca.

Essa era a identidade visual da linha de produtos antes do nosso projeto.

Depois do projeto implementado: temos uma identidade coesa, fortalecendo a presença da Marca no PDV.

Esse é só o primeiro passo para a construção de uma Marca forte. A gestão, comunicação e o acompanhamento diários são essenciais para que uma marca se torne referência em sua área.

Quer construir uma marca forte?